Tecnologia

7 ferramentas para melhorar o atendimento ao cliente

Estamos na era da customer experience. Isso significa que, cada vez mais, a opinião e satisfação do cliente deve ser priorizada. Nesse sentido, temos 7 dicas de ferramentas para atendimento ao cliente que vão melhorar a sua vida.

Ferramentas para atendimento ao cliente

Em qualquer negócio, a opinião do cliente ajuda a manter a reputação e a atrair novos consumidores. Por isso, as empresas precisam atender bem a todos os clientes. Afinal, é muito mais fácil e barato manter um cliente do que conquistar novos.

Para que isso seja mais tranquilo, a empresa pode lançar mão de algumas ferramentas que ajudam a otimizar o atendimento ao cliente.

Nesse sentido, ela pode criar uma abordagem própria tanto quanto aderir a tecnologias que deixem o processo mais ágil e eficaz.

Veja agora as principais ferramentas que você pode adotar para que seu cliente saia sempre satisfeito.

7 dicas essenciais

VoIP

O VoIP, ou Voz sobre IP, é um sistema de telefonia via internet que torna o contato mais rápido e fácil. Essa tecnologia converte dados analógicos de voz e vídeo em dados digitais e, com isso, agiliza a comunicação.

Uma ligação via VoIP ocupa menos espaço na linha porque é digital. E, com isso, sua central pode atender mais clientes de uma vez só.

Ademais, pode ser usado para fazer conferências e reuniões, pois mais de duas pessoas podem ocupar a mesma linha.

URA

A URA é a Unidade de Resposta Audível. Ou seja, um sistema que controla o disparo de mensagens automáticas e de menus interativos para seus clientes.

Com isso, ela pode também atender uma ligação assim que ela é feita. E, enquanto nenhum atendente pode conversar com o cliente, a URA pode coletar algumas informações que agilizam o processo.

Dessa forma, ela direciona o cliente para o setor correto. Assim, quando o usuário chegar em um atendente, este último já sabe com quem vai conversar e qual é o problema que precisa solucionar.

CRM

O CRM, ou Customer Relationship Management, é um software que faz a gestão de relacionamento com o cliente. Em outras palavras, ele registra todas as informações que são importantes de saber sobre o usuário.

Tudo isso fica salvo em um data center que a empresa pode analisar para:

  • disparar e-mail marketing
  • entender o perfil de seus clientes
  • analisar o atendimento
  • medir a satisfação do consumidor

Chatbot

O chatbot é canal que o cliente pode usar para entrar em contato. Ele pode estar tanto no site da empresa quanto disponível por um número de telefone que atende pelo Whatsapp, por exemplo.

Em suma, ele é operado por um sistema de machine learning que consegue ‘aprender’ as principais demandas dos usuários. E, a partir disso, você pode configurar seu chatbot para responder às perguntas mais frequentes e otimizar o contato com o cliente.

Essa tecnologia, assim como as outras que já falamos, ajudam a desafogar o serviço dos atendentes, que passam a responder só o que é realmente necessário.

KPI de telefonia

Caso você ainda não conheça, KPI é um indicador chave de desempenho. Com eles a empresa pode saber se a gestão do atendimento está correta ou não.

Para começar, sua empresa precisa escolher quais KPIs vai medir. Em seguida, com a ajuda de softwares como VoIP e CRM, você pode avaliar se e como a empresa alcança seus objetivos de atendimento ao cliente.

Omnichannel

Atuar em omnichannel na hora de atender ao consumidor é mais uma dica do que uma ferramenta para atendimento ao cliente.

Em suma, o omnichannel significa atuar em vários canais ao mesmo tempo para atender ao cliente. Isto é, possibilitar que o cliente entre em contato por meio do:

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Telegram
  • e-mail
  • chatbot

Esse tipo de abordagem é uma das tendências para o ano de 2021.

Cultura interna

Por fim, para melhorar seu atendimento, tenha boa estrutura e defina um padrão de atuação. Isso quer dizer que você deve disponibilizar a seus colaboradores:

  • Treinamento adequado e constante
  • Ambiente tranquilo
  • Local de trabalho que atende às demandas
  • Espaço e tempo para realizar as tarefas

Com isso, será mais fácil de manter um padrão na maneira de atender e resolver as dores dos seus clientes.

Agora, é a hora de agir.

Lembre-se de que é essencial ter um bom atendimento ao cliente, pois isso ajuda manter ele fiel a sua empresa. Ademais, qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar!

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