O que é marketing digital? Qual sua importância
Você já se perguntou o que é marketing digital e porque ouvimos a todo tempo essa nomenclatura como algo promissor? Além disso, porque tem mudado a vida de tanta gente que decide embarcar nesse tipo de estratégia?
A verdade é que a forma de fazer marketing através das plataformas digitais tomou tamanha proporção que deixou o termo bastante amplo, sem que muitas pessoas se atentasse ao significado real desse tipo de marketing.
Essa amplitude de o que é marketing digital gera muitas dúvidas. Será que tudo que for feito de propaganda via canal digital está caracterizado dentro desse marketing? Quais as vantagens? Quais as estratégias? E todas essas perguntas trataremos nesse post!
O que é marketing digital
Pode-se dizer que marketing digital é todo anúncio ou exposição de uma marca, produto ou serviço feito através de uma canal digital. A ação de divulgação na internet pode envolver blog, rede social, e-mail e vários outros.
Essa estratégia tem tomado grande proporção e revolucionado o modo de fazer propaganda. Afinal, a internet faz parte de nossas vidas, sendo assim, colocar uma marca dentro dela gera alcance de pessoas que talvez nunca alcançaria em uma campanha off-line.
Philip Kotler, considerado o pai do marketing:
“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Levando em conta esse conceito, não podemos desconsiderar que 82% da população está conectada à internet e grande parte dela, procura a satisfação de suas necessidades e desejos dentro do meio digital. Assim, podemos entender o que é marketing digital e em especial, qual sua função.
Dos anos 90 para cá, o avanço da internet tem sido incrivelmente rápido. Aqueles que antes buscavam lojas, panfletos, telefones, hoje buscam sites, blogs, redes sociais, WhatsApp. Esse comportamento do consumidor foi o que abriu as portas para o avanço do marketing digital.
Vantagens de usar o marketing digital
Existem diversas vantagens oferecidas por esse conjunto de estratégias desenvolvidas e executadas dentro do meio digital para uma empresa. Se está pensando em investir, confira agora algumas vantagens do marketing digital.
Posicionar uma marca
Com o marketing digital é possível posicionar sua marca e dar a ela visibilidade para que seja encontrado por clientes em potencial. Assim, com apenas alguns cliques, ele encontrarão a empresa, criarão relacionamento e possivelmente investirão na compra.
Grande alcance
Outra grande vantagem desse tipo de marketing é que ele possui grande alcance. Você consegue enviar uma mensagem a pessoas que não alcançaria fora da internet. Aumentando sua atuação.
Segregação
Uma campanha custa tempo e dinheiro. Sendo assim, é importante que ela alcance as pessoas certas que trarão algum resultado a empresa. Portanto além de saber o que é marketing digital, é importante saber que ele possibilita a segregação para que alcance o seu público-alvo e seja mais assertivo.
Gerar engajamento
As estratégias do marketing digital te possibilitam a gerar um engajamento com a persona. Ou seja, o perfil de cliente que é potencial ao seu negócio. O engajamento permite que ela crie um relacionamento com a empresa e futuramente seja influenciada a compra.
Competir com empresas maiores
Se tratando de off-line, era muito mais difícil e bem mais caro competir com empresas grandes. Com o digital e as estratégias dentro desse meio, é possível que uma empresa nova e relativamente pequena, consiga atender o mesmo público que uma empresa grande atende.
Personalização
Você não precisa fazer um banner para todos. Afinal, algumas pessoas podem não se identificar com aquela campanha. Sendo assim, é possível personalizar as campanhas para que em cada ferramenta, atinja o público de forma com a qual ele irá se identificar.
Mensurar os resultados
Com o uso do marketing digital a possibilidade de mensurar os resultados e obter as métricas é muita maior. Além de que esses relatórios são de fácil acesso. Facilitando o ajuste das estratégias para que acertem o objetivo.
Melhor custo benefício
A diferença entre o orçamento de uma campanha off e uma campanha online é bastante atrativa. Isso porque o marketing digital, comparado aos resultados que oferece tem valores bem mais interessantes a marca.
Ferramentas do marketing digital
Depois de explicar o que é marketing digital, qual sua função e algumas estratégias usadas dentro dele, você precisa conhecer algumas ferramentas que otimizam e potencializam esse marketing para que ele seja de resultado.
Ferramenta de SEO
O SEO (Search Engine Optimization), trata-se de um conjunto de técnicas de escrita e organização que otimizam um site. Ou seja, essas técnicas facilitam que seu conteúdo seja bem estabelecido nos meios de buscas para que seja possível encontra-lo de forma fácil.
Palavra-chave
A palavra-chave é um termo que tem boa quantidade de busca nos mecanismos com essa função. Ela é usada para que o texto ou conteúdo seja achado. Com uma boa repetição e distribuição em seu texto, aumenta a chance do seu conteúdo ser encontrado.
Distribuição de H2, H3 e H4
Ninguém mais quer ler um conteúdo corrido, com pouca divisão em subtítulos. Por isso, o uso de subtítulos, categorizados em H2, H3 e H4 para melhorar a leitura e fazer com que os mecanismos de buscas o entenda como bom conteúdo, oferecendo-os nas primeiras páginas de resultados.
Backlink
É um hiperlink usado para levar a outro local. Geralmente através de parcerias usamos os links em sites de parceiros para gerar leads para nossos sites. Uma estratégia muito válida e de bastante resultado.
Entender o que é marketing digital te ajudará a elencar novas estratégias para a sua marca e consequentemente obter mais resultados. Afinal, mais de 80% da população está na internet. Desses, a maioria busca por empresas com produtos e serviços que atendam suas demandas.
O investimento no marketing digital fortalece a imagem da marca, estabelece relacionamento com possíveis clientes e como resultado vende mais do que qualquer outra campanha do off-line, afinal seu alcance é bem maior.
Empresas que investem no digital, levam seu negócio a um novo patamar e obtém resultados sólidos e lucrativos.