Negócios

Plano de Contingência Financeira, o que é?

O que é Plano de Contingência Financeira? E qual a sua importância no momento atual

Criar um plano de contingência financeira é uma excelente estratégia para qualquer negócio, não interessando o seu tamanho ou segmento de atuação.

Atualmente vivemos uma pandemia, com isto, sabemos da forma mais profunda que crises e contratempos podem atingir de repente, que podem ser desde desastres naturais até crises econômicas, falhas técnicas, falências de parceiros entre outras coisas.

Sabemos que este planejamento de contingência é ainda mais necessário e as empresas que estão atualizadas conseguem responder mais rapidamente a este cenário e colocar o negócio de volta nos trilhos.

O que é um plano de contingência financeira?

Um plano de contingência financeira identifica os piores cenários que a sua empresa poderá atravessar, quais os impactos no negócio e apresenta possíveis respostas frente a estes cenários.

 As empresas normalmente desenvolvem planos de contingência financeira, coletando e analisando dados, e depois entregando-os a gerentes e executivos seniores que discutem estratégias. Em muitos casos uma empresa pode contratar uma consultoria para este propósito específico.

Normalmente, uma organização desenvolve planos de contingência financeira para cada um dos riscos escolhidos pelo grupo como os mais prováveis. Quando ocorre uma crise, a empresa usa o plano de contingência como manual.

Por que os planos de contingência financeira são tão importantes?

Os planos de contingência financeira fornecem a base para mitigar o risco dos negócios, acelerar a recuperação de desastres e garantir a continuidade e a resiliência dos negócios.

A pandemia COVID-19 evidenciou para muitas empresas a real necessidade de um plano de contingência bem elaborado as colocando frente a uma nova realidade, que cobra uma resiliência muito maior das empresas.

Quais são os benefícios de um plano de contingência financeira?

Manter o equilíbrio financeiro e as operações comerciais quase normais pode ser os benefícios mais importantes de um plano de contingência financeira, mas há outras vantagens importantes que ele proporciona.

Um deles é o benefício emocional, já que o planejamento antecipado pode reduzir o estresse e o pânico durante uma crise real. Com um plano claro em vigor, sua equipe pode rapidamente transformar seu foco em ação em meio a uma situação desafiadora e muitas vezes dinâmica.

O que está incluído em um plano de contingência financeira?

O plano de contingência financeira tem dois objetivos críticos muito importantes: abordar a resposta imediata à crise e se concentrar na normalização das operações após ocorrido o evento, ou em áreas do negócio intocadas pela crise. Por exemplo, uma resposta de curto prazo a uma crise financeira em uma unidade de negócios central pode incluir o acesso a uma linha de crédito existente; uma resposta de longo prazo pode envolver o desvio de gastos de unidades complementares ou não rentáveis para a área de negócios principal em risco para ajudá-lo a se recuperar.

O detalhamento e ações de um plano de contingência financeira variam de acordo com o tamanho e o tipo de negócio. Em geral, um plano deve incluir opções para gerar recursos e/ou cortar custos. As alavancas financeiras que você deve estar preparado para puxar podem incluir:

Financiamento: Reservas de dinheiro são rei em situações de crise. Embora especialistas sugiram que as empresas detêm dinheiro suficiente ou outros ativos altamente líquidos para cobrir seis meses de despesas operacionais, estudos mostram que muitas empresas menores não fazem isto. O acesso a linhas de crédito, empréstimos de curto prazo e seguro de continuidade de negócios são algumas outras fontes de financiamento que as empresas podem acessar em momentos de crise.

Custos: Despesas, pessoal e até unidades de negócios inteiras podem ser cortadas ou vendidas em um esforço para proteger atividades rentáveis e manter o fluxo de caixa positivo.

Sistema de gestão empresarial (ERP): com acesso a um sistema a empresa passar a ter informações detalhadas através de relatórios com dados em tempo real, isto auxilia os executivos da empresa a terem uma visão clara e atualizada da situação financeira da empresa.

Um sistema de gestão empresarial ERP faz toda a diferença para empresas que buscam elaborar um plano de contingência para se manterem rentáveis mesmo frente aos mais desafiadores cenários. O ERP Oracle NetSuite é um sistema totalmente em nuvem, projetado para apoiar as empresas em crescimento.

Quer conhecer mais sobre como o ERP Oracle NetSuite poderá ajudar na gestão da sua empresa?

Agende uma demonstração com a Active Cloud Solutions.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *