Notícias

Guia Completo do Porcelanato: Versatilidade, Elegância e Praticidade em Sua Decoração

O porcelanato é um dos pisos e revestimentos preferidos das obras e reformas. Exemplo de revestimento nobre, é um produto versátil e que está disponível em uma boa variedade de modelos.

Esses pisos podem ser encontrados em opções que imitam madeira ou na versão polida, por exemplo. Além da boa gama de modelos, o porcelanato se destaca por sua alta durabilidade e por sua resistência.

O porcelanato retificado, por exemplo, permite o uso de rejuntes menos espessos, que dão a sensação de amplitude no ambiente. Conheça os modelos e encontre o porcelanato ideal para você.

Modelos de porcelanato

Existem modelos de porcelanato que valorizam os diferentes estilos de decoração. É um piso e revestimento versátil, já que há opções que podem ser usadas em ambientes internos, externos e em casas com crianças ou pets. Com capacidade de reproduzir diferentes superfícies, é possível encontrar inúmeras cores, texturas e acabamentos.

O porcelanato com estampa de madeira é um dos modelos mais populares. Ele está disponível em diferentes tons e tamanhos, que se encaixam nos estilos rústico, moderno e escandinavo, por exemplo. Esse porcelanato, que pode ser usado em pisos e paredes, é uma boa pedida para ter seu banheiro com piso amadeirado, quartos, cozinhas, salas e ambientes externos.

O porcelanato com estampa de cimento é muito interessante para ambientes no estilo moderno e industrial. A aparência de cimento queimado permite composições criativas e com predominância de tons marcantes, como amarelo ou vermelho. Versátil, esse modelo é interessante para cozinhas, banheiros, lavabos, quartos, salas e áreas externas.

Já o porcelanato branco é uma aposta segura e atemporal. Ele garante luminosidade, amplitude, fácil manutenção e harmonização ideal com decorações clean e minimalistas. Há inúmeras versões desse porcelanato, que podem ser combinadas com móveis e objetos em tons neutros ou coloridos, dependendo da intenção de decoração.

O porcelanato preto, por sua vez, deixa o ambiente sofisticado e moderno. Seja um piso ou revestimento, o modelo é capaz, ainda, de deixar os cômodos mais confortáveis e contemporâneos. Só é preciso tomar cuidado com espaços muito pequenos, que podem parecer ainda menores devido à tonalidade.

Um porcelanato marrom é tendência de decoração. Existem modelos que reproduzem madeira, trazendo sensação de aconchego e um toque de natureza, mas também há opções mais vintage e retrô, cheias de estilo. Esse produto pode ser em modelos em alto-relevo, como o porcelanato líquido 3D — textura e criatividade aos ambientes não faltarão.

O porcelanato cinza é neutro e dá um toque moderno ao local onde ele será instalado. Não pesa tanto quanto o preto e não ilumina tanto quanto o branco.

Tipos de porcelanato

O porcelanato é destaque em beleza e praticidade. Toda sua fama se deve às suas vantagens, como beleza, praticidade na higiene, versatilidade e durabilidade. Ao escolher esse piso ou revestimento, a dica é analisar as opções além da beleza e do custo.

Formatos de porcelanato

Seja como piso ou revestimento, o porcelanato tem diferentes formatos; por isso, deve ser escolhido a partir das características do cômodo e do impacto que ele dará à decoração.

O porcelanato quadrado é ideal para qualquer ambiente e tem o ponto positivo de poder ser cortado.

Já o porcelanato retangular é uma peça maior. Logo, ele é uma excelente opção para cantos de parede ou rodapés.

Um porcelanato 100 x 100 cm é muito popular em construções maiores. Seu uso garante harmonia visual, já que há menos áreas de rejunte.

Modelos de porcelanato 120 x 120 cm são ainda maiores e trazem modernidade ao ambiente.

As opções de porcelanato 90 x 90 cm, porcelanato 84 x 84 cm, porcelanato 83 x 83 cm, porcelanato 80 x 80 cm e porcelanato 71 x 71 cm são outras boas alternativas para quem busca modelos quadrados e sofisticados destinados a ambientes grandes.

O porcelanato 60 x 60 cm é muito tradicional. Ele desponta como uma opção interessante para ambientes pequenos ou médios.

Enquanto isso, o porcelanato 26 x 106 cm, que tem formato retangular, pode ser usado em quartos e banheiros.

O porcelanato 60 x 120 cm é, também, um modelo muito versátil e que se encaixa em diferentes cômodos, mas é ideal para ambientes grandes.

Além das proporções, confira o tipo de acabamento do seu porcelanato. Tal detalhe faz toda diferença no visual.

O porcelanato borda arredondada, que também recebe o nome de bold, é versátil e garante um resultado diferenciado.

Já o porcelanato borda reta tem acabamento totalmente reto, garantindo beleza e elegância para o produto.

Intensidade do porcelanato

Os modelos de porcelanato acetinado apresentam superfície escovada. Por isso, podem apresentar pouco ou nenhum brilho. É uma opção muito aconchegante.

Um porcelanato fosco também traz aconchego. Como o nome já diz, não reflete luz. Uma vantagem do modelo é que, em caso de riscos, eles não ficam tão evidentes.

Já o porcelanato brilhante é sinônimo de sofisticação. Sua camada extra de brilho se deve ao esmalte que recebe durante o processo de produção.

Porcelanato antiderrapante

Investir em porcelanato antiderrapante é uma boa opção dependendo do tipo de cômodo em que ele será instalado.

Escolha o porcelanato liso para áreas internas. Ele é indicado para o interior da casa, justamente porque, em contato com a água, o piso pode se tornar escorregadio.

O porcelanato antiderrapante é uma excelente pedida para ambientes externos. Ele apresenta maior resistência às variações do clima e pode ser instalado em varandas, quintais, áreas de piscina e garagens.

Ambientes indicados para aplicar o porcelanato

O porcelanato para quintais deve ser antiderrapante ou apresentar coeficiente de atrito superior a 0,4. Outra dica é investir em modelos de borda reta, que garantem um visual uniforme.

Já o porcelanato para quartos pode ser polido, esmaltado ou acetinado. Para uma decoração clean, por exemplo, selecione um porcelanato branco.

O porcelanato para banheiro pode ser também polido, uma opção muito sofisticada. Já o porcelanato antiderrapante é garantia de segurança extra.

Ao escolher um porcelanato para cozinhas, considere os modelos esmaltados, que causam um impacto visual. Além disso, essa opção é resistente à água e aos respingos de gordura.

Entre as alternativas de porcelanato para salas, as opções polidas apresentam brilho intenso e superfície mais lisa, garantindo elegância. Já o porcelanato imitando madeira, por exemplo, traz uma sensação intimista.

Um porcelanato para varandas pode imitar mármore. Com ação impermeável e resistente à ação do clima, essa opção é indicada para espaços modernos e elegantes.

O porcelanato para áreas molhadas pode ser acetinado ou antiderrapante. Isso porque os modelos oferecem alta resistência e maior durabilidade. No geral, quanto mais áspero o porcelanato for, menos escorregadio ele é.

Como opção de porcelanato para áreas secas, considere os modelos polidos, que têm superfície mais lisa e brilhante — funcionam muito bem em cômodos em que não há água.

O porcelanato para chão vai ter a função de um piso. Ele tem, em sua composição, materiais nobres. Por isso, o piso porcelanato é uma boa opção, sobretudo por ser muito resistente.

O porcelanato para parede, que é um revestimento, torna essa superfície mais fácil de limpar e traz elegância e conforto a diferentes cômodos.

Quanto custa o metro quadrado do porcelanato

O custo do porcelanato depende diretamente do produto que você deseja. Existem versões de R$ 29 por m², enquanto outras podem chegar a mais de R$ 90 por m². Essa variação se deve às características do produto, como tamanho do porcelanato, acabamento, marca, resistência. Considere, também, a mão de obra no valor final.

Confira já!
https://construsaracabamentos.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *