Impactos e desafios da mobilidade urbana no Brasil
Impactos e desafios da mobilidade urbana no Brasil
Você já deve ter ouvido falar que todas as pessoas têm direito de ir e vir, não é? Mas você já parou para pensar em como isso ocorre no dia a dia? A mobilidade urbana no Brasil tem tudo a ver com a resposta para essa pergunta e é ela o assunto deste artigo. Confira!
O que é mobilidade urbana
Mobilidade urbana é o nome que se dá à facilidade de deslocamento das pessoas a fim de que elas possam cumprir suas tarefas econômicas ou sociais. Ou seja, quando você se desloca para trabalhar, estudar ou se encontrar com os amigos, você está usando a mobilidade urbana, seja indo a pé, seja de transporte coletivo ou qualquer outro meio.
Mas por que a mobilidade urbana é importante? Esse tema ganha relevância porque pessoas de todos os lugares dependem da mobilidade para se movimentar pelo local onde vivem. E quanto mais fácil for a mobilidade, melhor a qualidade de vida das pessoas.
Como esse é um assunto determinante para os cidadãos, quem cuida da mobilidade urbana são os governos federal, estaduais e municipais, responsáveis por planejar ações e desenvolver projetos que otimizem essa questão.
Qual é o problema de mobilidade urbana atual no Brasil
Cuidar desse assunto, porém, não é tarefa fácil. Um dos principais desafios da mobilidade urbana no Brasil é a má qualidade do transporte público no país, o que ainda afeta várias cidades. Quando esse serviço não é oferecido com qualidade, mais pessoas optam pelos carros e, então, o trânsito acaba sendo sobrecarregado, o que dificulta a mobilidade no dia a dia.
Além disso, o aumento do poder de renda dos brasileiros e a redução dos impostos pelo governo para incentivar a compra de veículos também contribuem para o aumento do número de automóveis nas ruas e, consequentemente, para a sobrecarga da mobilidade.
Outro problema grave para a mobilidade urbana no Brasil é a falta de planejamento arquitetônico e urbano, uma vez que as cidades não estão preparadas para lidar com o aumento populacional e, por consequência, de veículos nas ruas.
“Já há consenso que mobilidade sustentável não depende apenas das políticas de transporte. O desenvolvimento de tal sistema começa com a organização do espaço urbano, daí a importância de se discutir a reestruturação da cidade”, afirma o empresário dos transportes Jacob Barata Filho.
Somado a esses desafios da mobilidade urbana no Brasil, ainda há a tradição rodoviarista no país, que sempre teve nesse modal o principal meio de transporte de pessoas e bens.
Alguns desses desafios, inclusive, são retratados no projeto Pioneiros do Transporte, que conta a trajetória do transporte público no Rio de Janeiro. Na série de vídeos, é possível perceber como a população foi crescendo, assim como a frota e a tecnologia envolvidas na mobilidade urbana.
O que é um plano de mobilidade urbana
Para vencer esses e outros desafios da mobilidade urbana no Brasil, os municípios devem desenvolver planos de mobilidade urbana, que são um conjunto de diretrizes com o objetivo de melhorar o deslocamento das pessoas pela cidade, promovendo mais acessibilidade e inclusão social para as pessoas, além de mais qualidade e segurança para quem se desloca pelas cidades.
Um plano de mobilidade urbana também deve ter como objetivo oferecer ainda mais eficiência aos deslocamentos, promover dinamismo econômico para as cidades e preservar o meio ambiente, principalmente no longo prazo.
Como melhorar a mobilidade urbana no Brasil
Os planos de mobilidade urbana podem sugerir ações para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, Um exemplo é a prática do conceito de sustentabilidade, diminuindo os deslocamentos em veículos individuais e movidos a combustíveis fósseis, como carros e motos, e aumentando a locomoção por meio de transportes sustentáveis, como bicicletas, e coletivos, como ônibus, metrôs e trens.
A adoção de rodízios ─ prática na qual apenas carros com determinadas placas podem circular em determinados dias ─ e os pedágios urbanos são alternativas para diminuir o número de carros nas ruas.
Já a criação de ciclovias e ciclofaixas, que são vias exclusivas para bicicletas, também tende a fazer com que esse tipo de transporte se popularize. Além disso, o incentivo ao transporte público a partir do oferecimento de um serviço de qualidade é outra prática que pode ajudar.
Jacob Barata Filho cita soluções para otimizar o transporte coletivo: “a criação de corredores BRT representa excelente solução em termos de transporte coletivo, com a constituição de verdadeiros eixos estruturantes, reduzindo o tempo de viagem e a emissão de poluentes”, avalia.
E então, ficou mais fácil entender a mobilidade urbana no Brasil? Compartilhe este artigo com outras pessoas e ajude a promover esse debate importante para todos os cidadãos!