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Inteligência artificial no RH: principais impactos e como aplicar

Embora, no passado, a inteligência artificial pudesse ser considerada um produto da ficção científica, a tecnologia está mudando os nossos momentos de lazer e também o nosso local de trabalho. Inclusive, a inteligência artificial no RH é uma realidade que tem proporcionado resultados significativos na estratégia do setor.

De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, o grande benefício da sua utilização é trazer velocidade e fazer com que o trabalho se torne muito mais eficiente e menos operacional.

Assim, no texto de hoje, vamos explorar o que é a inteligência artificial, quais os seus impactos sobre o setor e como aplicá-la na gestão de pessoas. Acompanhe com a gente!

O que é Inteligência Artificial?

De maneira geral, a inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que os computadores aprendam e se desenvolvam por meio da análise de dados coletados e padrões pré-estabelecidos.

Em outras palavras, a IA usa o raciocínio lógico baseado em dados para desenvolver soluções para o nosso dia a dia por meio da interação, do aprendizado, do processamento de linguagem, entre outras tecnologias.

Só para exemplificar, as assistentes virtuais dos smartphones, como a Siri, da Apple, funcionam através da junção de três soluções tecnológicas: IA, processamento de linguagem natural e reconhecimento da fala.

Dessa forma, a Siri interpreta a fala do usuário e, em segundos, as traduz em códigos, identifica padrões, frases, palavras-chave e analisa entre milhares de combinações no celular e em servidores online, a melhor combinação de resposta para a sua pergunta. De forma completa e racional.

Na prática da gestão de recursos humanos, a inteligência artificial pode ser aplicada de diversas formas a fim de melhorar a eficiência do RH, otimizando os processos operacionais e tornando a atuação do Recursos Humanos mais estratégica e voltada para as pessoas.

Qual o impacto da Inteligência Artificial no RH?

O uso da inteligência artificial nas organizações ajuda a criar uma experiência mais integrada, flexível e orientada para o usuário.

Assim, a IA já faz parte do nosso cotidiano, tanto no trabalho quanto nos momentos de lazer em casa.

Você acha que não? Por meio da sua inteligência artificial, o Google nos ajuda a criar respostas rápidas para os e-mails da Caixa de Entrada.

Já nos momentos de lazer, o uso da IA pelos serviços de streaming ajudam na sugestão de títulos que tenham relevância com o seu perfil e comportamento dentro da plataforma.

Nesse sentido, a tecnologia de IA está nos ajudando a fazer nosso trabalho com mais eficiência e, em sua maioria, tornando nossas vidas mais fáceis.

Dessa forma, a inteligência artificial no RH desempenha um papel de transformação na força de trabalho e nas relações humanas dentro da empresa.

Mas não existe fórmula mágica quando estamos lidando com pessoas. O apoio dessa tecnologia permitirá que a equipe de Recursos Humanos atue em abordagens mais estratégicas e deixe as tarefas operacionais para a IA.

Assim, ao invés do analista de RH passar a maior parte do seu tempo atendendo dúvidas dos colaboradores, ele pode discutir melhorias para a experiência do colaborador, por exemplo.

Além disso, a implantação da inteligência artificial no RH oferece outros benefícios para a equipe e toda a empresa:

  • Aumenta a eficiência do RH;
  • Melhora o relacionamento com os colaboradores;
  • Facilita a tomada de decisão por dados;
  • Ajuda na adoção de métricas de gestão de pessoas como engajamento, retenção de talentos, rotatividade, entre outros.

Quais são as principais aplicações da inteligência artificial no RH?

Recrutamento e seleção

Durante o processo de recrutamento e seleção, o uso da IA proporciona benefícios para a empresa e também para os candidatos.

Por meio de inscrições mais simples e relevantes, o processo seletivo se torna mais objetivo e, consequentemente, diminui as taxas de abandono dos candidatos.

Além disso, ao manter integração com outros sistemas da empresa, a IA é capaz de analisar o banco de talentos da empresa para identificar aqueles que seriam adequados para futuras vagas que surgirem.

Assim, os profissionais de RH podem usar essa tecnologia para identificar funcionários e antigos candidatos que tenham a qualificação necessária para a vaga.

Além de proporcionar mais agilidade no processo, a tecnologia reforça a valorização dos profissionais já integrados na empresa e gera um experiência positiva com a marca ao oferecer a oportunidade para candidatos anteriores participarem de novas seletivas.

Só para exemplificar, na Atento, uma das maiores empresas de serviços de relacionamento com o cliente e de terceirização de processos de negócios do mundo, 80% dos candidatos entrevistados por inteligência artificial foram aprovados.

Engajamento e retenção de funcionários

Os profissionais de RH também podem utilizar a inteligência artificial para ficar mais próximos dos colaboradores.

Ao mesmo tempo, essa aproximação permite ao RH entender as necessidades e os pontos de reclamação das equipes para estabelecer estratégias eficazes e, desse modo, aumentar as taxas de retenção de talentos da empresa.

Por meio de feedbacks, pesquisas de clima organizacional personalizadas e análise de dados do usuário, os profissionais de recursos humanos podem avaliar o envolvimento e a satisfação dos colaboradores.

Com esses dados em mãos, o setor de recursos humanos consegue definir estratégias de retenção antes que o colaborador decida pedir demissão da empresa.

Automação de Tarefas

Um dos principais benefícios da inteligência artificial no RH é automatizar tarefas administrativas consideradas como operacionais e dar aos profissionais de Recursos Humanos a oportunidade de contribuírem com o planejamento estratégico organizacional.

Em outras palavras, a tecnologia automatiza todos os processos e subprocessos de RH, como administração de benefícios, gestão do contrato de trabalho, gestão do desempenho, entre outros.

Assim, os profissionais de gestão de pessoas têm mais tempo para desenvolver atividades e soluções para melhorar a experiência de todos os colaboradores.

Além de garantir mais produtividade para a equipe de RH, você e sua empresa terão um grande diferencial competitivo no cuidado da relação empresa x colaborador.

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