Novo marketing digital: você está preparado para a pós-pandemia?
O novo marketing digital vem aí como consequência das bruscas mudanças causadas pela pandemia da COVID-19. Com o isolamento social, as empresas tiveram que investir em presença digital e desenvolver novas formas de se relacionar com o consumidor.
Com a quarentena, os padrões de consumo também mudaram e surgiram outras prioridades e preferências dos clientes. Para conseguir agradar esse público, que ficou ainda mais exigente em meio a um cenário competitivo, é preciso ficar de olho nas tendências que estão ganhando força.
Ainda estamos vivendo um momento de pandemia, mas já é possível vislumbrar como será o novo marketing digital. Se preparar para esse cenário é imprescindível, por isso no texto de hoje iremos trazer as estratégias de comunicação que estão se mostrando promissoras.
Boa leitura!
O que mudou com a pandemia?
As mudanças no marketing digital vem como consequência de todas as alterações nos hábitos de vida da população, em decorrência da COVID-19. Em 2020 ficamos trancados em casa e todo o comércio foi fechado, com isso, a principal forma de consumo foi a partir de vendas online.
Para atender a esta demanda e evitar a falência, as marcas tiveram que construir ou fortalecer a sua presença digital, muitas delas da noite para o dia. O sistema de delivery também passou a ser fundamental e empresas que investiram em uma logística de entrega eficiente saíram na frente.
Outro ponto é que a quarentena mudou o perfil de consumo: compras de roupas e calçados despencam quase 90%. Por outro lado, vendas de games aumentam durante o isolamento social em 73%. Isso mostra que o consumidor está dando muito mais valor a experiências e atividades indoor, o que deve ser algo aproveitado pelas marcas.
Com a necessidade de se divertir em casa, o setor de entretenimento também teve que se reinventar. No início da quarentena vimos as lives e festas online invadirem a sala da população, bem como as plataformas de streaming.
Mas, pensando com otimismo, estamos caminhando para a pós-pandemia. E aí, como será o novo marketing digital nesse cenário? Será que essas tendências permanecerão ou serão substituídas? Vamos descobrir!
Novo marketing digital: tendências que vieram para ficar
Muito se fala sobre o novo normal, mas ainda não sabemos como ele será. O que podemos fazer é analisar as mudanças fomentadas no período pandêmico e conforme o comportamento do consumidor imaginar como será o novo marketing digital.
Com isso, vamos discutir algumas tendências que vemos com maior possibilidade de terem vindo para ficar!
Video marketing
Como comentamos, com o isolamento social as pessoas estiveram mais em casa e com isso consumiram mais plataformas de streaming, lives, canais de YouTube, etc. Isso mostra uma grande tendência à maior valorização do vídeo no marketing de conteúdo.
Uma boa explicação para isso é que o vídeo humaniza a experiência e cria proximidade com o expectador. Essa estratégia foi muito utilizada pelas marcas e tudo indica que ela veio para ficar.
Além de vídeos como uma forma de entretenimento, também vimos a educação à distância ganhar muita força, de modo que isso invadiu todos os nichos. A compra de cursos online aumentou mais 200% durante a quarentena, portanto, é importante que os profissionais que querem vender o seu conhecimento acompanhem essa corrente.
WhatsApp Marketing
O WhatsApp sempre foi uma tendência em ascensão, mas durante a quarentena as pessoas utilizaram ainda mais a plataforma para se relacionar. Mas, mais do que isso, com a impossibilidade de buscar atendimento presencial, muitas marcas tiveram que se adaptar para fornecer suporte aos clientes via WhatsApp.
Indo além, o novo marketing digital contempla estratégias de divulgação pela plataforma. Um exemplo disso são as listas de transmissão, grupos VIP e automação de mensagens, um campo que está se desenvolvendo.
Vendas online
As vendas online já existiam antes da pandemia, porém foram o principal canal de compra em 2020 e com certeza é uma tendência que estará presente no novo marketing digital. Com isso, as marcas precisam investir em plataformas de e-commerce, bem como em estratégias de anúncios em redes sociais.
Podcasts
Os podcasts já vinham ganhando força há alguns anos, mas se tornaram ainda mais presentes na vida da população durante a pandemia. Este conteúdo é facilmente consumido, além de entreter e informar. As marcas podem utilizar esta ferramenta como mais uma estratégia de estreitar os seus laços com o público e fidelizar clientes.
Inteligência artificial
Além de prover atendimento e relacionamento com cliente via WhatsApp, é interessante que as marcas invistam em inteligência artificial em todos os ambientes virtuais que exploram. Dessa forma, o cliente consegue suporte simplificado e fica mais satisfeito com o serviço.
Marketing personalizado
Desde sempre o desafio do marketing é produzir um conteúdo assertivo que impacte a sua público-alvo. O novo marketing digital traz isso de forma ainda mais intensa! Personalizar as campanhas e conhecer ao máximo o seu cliente é o melhor caminho para criar um vínculo duradouro.
Mobile First
Com o tempo, a forma que as pessoas acessam a internet também mudou. Há alguns anos, utilizávamos principalmente o computador para realizar pesquisas, ver vídeos, estudar e nos divertir.
Atualmente, os smartphones cumprem essa função. Diante disso, as marcas devem se esforçar para entregar todos os seus canais de interação com o público no formato mobile de forma responsiva.
A tendência aí é a criação de aplicativos, otimização das plataformas de e-commerce, criação de conteúdo que seja facilmente consumido pelo celular, idealizar campanhas de marketing que sejam pensadas para serem divulgadas em formato mobile, etc.
Ficar atento ao novo marketing digital é se preparar para o futuro! O mercado está ficando cada vez mais competitivo e o público está ainda mais exigente, portanto, acompanhe as tendências. Gostou deste conteúdo? Então confira o nosso artigo sobre o passo a passo para fortalecer a presença digital da sua empresa!