Final da WandaVision: para onde vamos a partir daqui?
Oito semanas e nove episódios depois, WandaVision chegou ao fim. Pode não ter dado o sucesso que alguns fãs esperavam, mas ainda há muita história que a WandaVision preparou para a quarta fase do Universo Cinematográfico Marvel.
Antes de entrarmos nisso, a maior questão é se WandaVision acertou em cheio no final. Como muitos terceiros atos dentro do MCU, grandes e espalhafatosas lutas CGI em vez de uma narrativa mais matizada às vezes podem atrapalhar o encerramento emocional e satisfatório dos fãs. Ao mesmo tempo, WandaVision nunca perdeu de vista a história que queria contar, o show que queria ser, e o final faz um trabalho decente em acertar as notas finais.
Claro, existem algumas sequências e cenas apressadas compactadas em alguns minutos que poderiam ter se estendido por 15 ou 20. Os finais de programas de TV são sempre difíceis de acertar perfeitamente – é por isso que há apenas um punhado de séries que alcançaram um resultado quase perfeito scorecard no momento em que os créditos rolam no último episódio – mas para um show sobre o poder da dor e do amor implacável de uma mulher, a equipe fez um ótimo trabalho.
Tudo bem, então onde nos deixa o final?
(Devo imaginar que, se você estiver lendo um artigo sobre o episódio final de um programa, você entende que os spoilers estão por vir. Mas, para garantir, aqui está o seu aviso de que estamos entrando nos detalhes essenciais à frente.)
Imagem: Disney
RESPONDENDO O BÁSICO
O final de WandaVision – literalmente chamado de “The Series Finale” – terminou o máximo possível em cerca de 40 minutos, excluindo os créditos. Aqui está uma lista de execução de algumas das principais conclusões:
- Pietro é na verdade Ralph , que parece ser o dono da casa que Agatha estava usando.
- A Visão Branca, criada pela SWORD para aparentemente destruir Wanda, veio e se foi rapidamente. Ele enfrentou uma curta batalha e conversa com a Real Vision, onde lhe foram mostradas memórias reais e serviu de prova inquestionável de que a White Vision não era a pessoa que ele acreditava ser. Para onde ele foi, bem, isso ainda é desconhecido.
- Finalmente, e mais importante, Agatha revelou que o livro místico de feitiços que ela mantinha envolto em magia em seu (ou, suponho, no porão de Ralph) é, na verdade, o Darkhold . Não é apenas um grande momento para os fãs dos Agentes da SHIELD em todos os lugares que podem estar apontando o dedo para o retcon canônico (se Agatha teve o livro em suas mãos desde 1600, isso apenas apagou várias histórias dos Agentes da SHIELD ?), Mas ele define os próximos passos de Wanda e como tudo isso se conecta com o Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
- Ainda não sabemos qual herói Monica Rambeau está interpretando, mas temos uma boa dica sobre o futuro dela.
- Nós sabemos como é a nova fantasia de Scarlet Witch, e é imaculada.
Um pouco nada assombroso, certo? Os personagens secundários trazidos como elenco de apoio para o próprio programa de televisão de Wanda foram mal servidos no final da história. Darcy ajuda a colocar o Diretor Hayward na prisão e depois desaparece, Jimmy é ferido quase na mesma posição de onde começou, e mesmo os vizinhos nunca recebem o que merecem. (Embora, veremos Darcy novamente em Thor: Love and Thunder , e Jimmy em Ant-Man and the Wasp: Quantumania .) Onde o episódio realmente brilhou, além de pregar os momentos finais entre Wanda e Visão, estava dando Agatha e Wanda sua chance de finalmente resolver as coisas.
Já que é o final e não há muitas surpresas ou teorias para explicar, vamos nos aprofundar nas cenas finais de pós-crédito.
MONICA RAMBEAU ESTÁ INDO PARA O ESPAÇO
Há dois créditos para o episódio desta semana, e ambos são muito emocionantes.
O primeiro apresenta Monica Rambeau conversando com um personagem secreto do Skrull, que informa Monica que ela foi enviada por uma “amiga de sua mãe” porque ele quer vê-la. Quando perguntado onde está o suposto amigo, o personagem Skrull simplesmente aponta para o espaço. Ela fica animada em ir para uma base espacial legal, e nós ficamos animados porque sabemos que isso significa duas coisas: Nick Fury e o Capitão Marvel 2 .
Os fãs de Homem-Aranha: Longe de Casa devem se lembrar da última vez que vimos Nick Fury a bordo de uma espaçonave cheia de trabalhadores do Skrull na cena pós-créditos do filme. É uma base enorme (provavelmente umabase SWORD ), e ele aparentemente está no comando das operações. Já sabemos que o personagem de Monica Rambeau está confirmado para o Capitão Marvel 2, e WandaVision cria algumas histórias que tenho certeza que veremos se desenrolar. Ela terá que enfrentar Carol, sua pseudo-tia de quem ela de repente não parece gostar de falar, e explorar seus novos poderes enquanto enfrenta um vilão celestial de algum tipo.
Há também, entretanto, a Invasão Secreta . O chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, anunciou a série centrada em Nick Fury em dezembro. O show acontece após o Capitão Marvel e Homem-Aranha: Longe de Casa . Há uma boa chance de Monica Rambeau aparecer nessa série também, especialmente porque Talos de Ben Mendelsohn (o personagem Skrull do Capitão Marvel original ) também está definido para reprisar seu papel na série.
A história de Monica Rambeau está apenas começando, e está claro que ela se tornará uma figura chave na quarta fase da Marvel. A questão ainda é se isso é como Spectrum, seu personagem mais popular nos quadrinhos. Ok, mas e aquela segunda cena pós-crédito?
WANDA VOCÊ ESTÁ AÍ?
Olha, se eu estou sendo honesto, se eu tivesse que ver meus filhos e meu marido sintezóide literalmente desaparecerem depois de desmoronar a cidade falsa que eu fiz para lidar com minha dor, eu também fugiria para os arredores do Canadá ou Noruega ou Islândia, vivendo remotamente em uma cabana minúscula.
Uma maneira inofensiva de sofrer mais uma vez, alguns podem sugerir, mas nada é inofensivo ou simples no MCU. A primeira Wanda que vemos nos pós-créditos é beber um pouco de chá na varanda, mas é apenas quando nos aventuramos na casa que vemos a verdadeira Wanda levitando enquanto envolta em sua própria magia do Caos enquanto lia o Darkhold – pelo menos, eu estou supondo que é a verdadeira Wanda. Também pode ser uma projeção astral, como a que vimos o Dr. Strange usar quando estava estudando magia pela primeira vez. A questão é por que Wanda tem duas versões de si mesma andando por aí?
Existem algumas teorias que posso lançar, mas acho que a resposta mais simples é que Wanda não quer que ninguém que por acaso a esteja observando pense que algo deu errado. Se alguém – ou alguma agência governamental – visse sua atividade, tudo o que veriam seria uma mulher de moletom tomando café e respirando o ar fresco da montanha. Dentro da casa, Wanda está lendo um texto escuro criado literalmente de matéria escura e na dimensão escura. Ele convence as pessoas que tentam manejá-lo de que podem realizar coisas indizíveis.
Exceto no caso de Wanda, ela poderia realizar muitos dos feitiços dentro do livro porque ela é pura magia do Caos. Ela é a Bruxa Escarlate. Há um capítulo inteiro apenas sobre ela, como Agatha apontou. Em Agents of SHIELD , um arco envolvendo o livro centra-se especificamente em ser capaz de prevenir a morte. Para alguém como Wanda, cujas últimas palavras para o Vision foram “um dia vamos dizer olá” e está procurando seus filhos, esse é um feitiço poderoso para aprender. Se ao menos alguém pudesse mostrar a Wanda Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith ! Aprenda com os erros de Anakin, Wanda!
Falando de seus filhos, ouvimos Tommy e Billy gritando por Wanda para ajudá-los. Ao contrário do Vision, é muito provável que Tommy e Billy fossem crianças de verdade. Também é muito provável que eles estejam presos em algum lugar – em outra dimensão, talvez – e ela vai tentar recuperá-los. Acho que não vimos o último de Billy e Tommy. Ao lado de Cassie Lang, Kate Bishop, Kamala Khan e, potencialmente, quem quer que se torne Patriota em O Falcão e o Soldado Invernal , Tommy e Billy podem pertencer a uma história de Jovens Vingadores – algo que Feige já divulgou.
Tudo isso provavelmente será explorado em Doctor Strange in the Multiverse of Madness . Independentemente de como Wanda usa a magia, ela é a maior ameaça para o mundo ou pode se tornar a maior aliada. Isso deve soar muito familiar para os fãs de quadrinhos. Como um ser Nexus, ela também é a chave para a sobrevivência da Terra. Adicione a isso Agatha literalmente disse a ela que ela é mais poderosa do que o Sorcerer Supreme (que é Stephen Strange), e temos um grande confronto chegando ou uma equipe selvagem.
Claramente há muito mais por vir. WandaVision é apenas uma peça do quebra-cabeça gigante e contínuo do Universo Cinematográfico Marvel. Por enquanto, faltam duas semanas sem nenhuma nova série ou filme da Marvel, e então mergulhamos direto em O Falcão e o Soldado Invernal . Pegue um pouco de água, assista algo que não seja relacionado à Marvel e nos veremos novamente em cerca de 14 dias. O MCU é uma maratona, não um sprint.