O MUNDO DO EMPREENDEDORISMO
O MUNDO DO EMPREENDEDORISMO
Dezenas de negócios promissores começaram esse ano em diversos segmentos devido a pandemia que estamos vivenciando. Tendo a maior taxa de expansão do mercado!
Muitos trabalhadores entraram na fila do desemprego e estão buscando alternativas para se reinventarem e, principalmente, trazer sustento às suas famílias. Esses novos negócios sinalizaram algumas tendências e a existência de uma demanda, por isso são empreendimentos que começaram na hora certa. O empreendedorismo está com tudo!!!
Se você está pensando em empreender o primeiro passo é buscar informação. Ler, ouvir palestras, ler notícias que ampliem a sua percepção do mercado.
Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. (SEBRAE, 2007, p. 15).
Pode-se dizer que o empreendedorismo está ligado a satisfação das necessidades com a disposição para enfrentar crises, explorando oportunidades e curiosidades com inovação e criatividade.
Os economistas percebem que o empreendedor é essencial ao processo de desenvolvimento econômico, e em seus modelos estão levando em conta os sistemas de valores da sociedade, em que são fundamentais os comportamentos individuais dos seus integrantes. Em outras palavras, não haverá desenvolvimento econômico sem que na sua base existam líderes empreendedores.
Podemos dizer que são quatro as fases do processo de empreender: identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários; gerenciar a organização criada.
O empreendedor por ser visto como o indivíduo que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Mesmo que o Brasil se destaque nas pesquisas de abrangência mundial sobre a quantidade de empreendedores, existe um grande potencial que não vem sendo utilizado. Os fatores que podem contribuir na motivação dos empreendedores são: pessoais, ambientais e sociológicos. Como a motivação pode ser entendida como um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços pessoais para o alcance de uma determinada meta, deve-se analisar caso por caso para compreender qual fator.
Frases sobre empreendedorismo:
“Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de pessoas para o alcance de uma determinada meta.” (Robbins, 2005, p. 132)
“Para detectar oportunidades de negócios, é preciso ter intuição, intuição requer entendimento, e entendimento requer um nível mínimo de conhecimento.” (Fillon, 1999, p. 11)
Confira mais : Frases de Empreendedorismo