Descubra quanto investir em marketing digital para ter bons resultados
Descubra quanto investir em marketing digital para ter bons resultados
A estratégia online é um dos pilares mais importantes para a sobrevivência dos negócios nos dias atuais, mas quanto investir em marketing digital ainda é uma dúvida frequente entre as marcas. As mais antenadas já perceberam que concentrar uma boa quantia na internet é uma maneira de obter bons resultados, outras ainda avançam de forma mais tímida. Seja qual for a cultura da sua empresa, o investimento deve ser feito com um bom direcionamento.
Para descobrir quanto investir em marketing digital primeiro você precisa definir quais serão as atividades realizadas. Dentro do guarda-chuva do trabalho online estão as estratégias de SEO, mídias digitais, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e o Marketing de Influência, que tem se fortalecido nos últimos anos. O ideal é definir o objetivo, que pode ser atrair novos negócios, criar relacionamentos com os clientes ou desenvolver uma identidade de marca, e mesclar as ações direcionadas no planejamento.
Grande parte das marcas que começam a investir em marketing digital optam por concentrar os valores nas redes sociais. A 20ª edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, feita pela consultoria PwC, mostrou que a estimativa do investimento das empresas em publicidade digital no Brasil deve subir para mais de US$ 6 bilhões até 2021. Se você pretende acompanhar o crescimento para aumentar os lucros da sua empresa, unificar dados, produzir conteúdos e a publicidade online são o caminho.
Os dados são melhores amigos das marcas que desejam investir em marketing digital
A principal vantagem de investir em marketing digital é a capacidade de mensurar resultados em tempo real. Dessa forma, mesmo que você não consiga direcionar um valor tão alto para a mídia online, ainda é possível personalizar suas ações, basta ter a maior quantidade de dados disponíveis para análise.
Uma coisa precisa ficar clara: você não precisa investir muito, deve fazer da maneira certa. Sendo assim, depois que o valor do investimento em marketing digital for estipulado, é hora de partir para a análise e estruturação do plano de mídia. Acesse o gerenciador de anúncios, relatórios do Google Adwords e qualquer outra plataforma que disponibiliza informações a respeito da sua audiência para identificar quais canais de comunicação são mais utilizados por ela, os hábitos de consumo de conteúdo e canais de conversão.
Com as informações em mãos, o próximo passo é fazer a divisão e direcionamento dos valores. O cenário digital é repleto de oportunidades e tomar decisões financeiras baseadas em dados reais é sempre mais vantajoso!
3 razões para investir em marketing digital
Para gerar mais vendas
A internet é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público-alvo de forma direta, personalizada e no momento certo. Essa conexão faz toda a diferença na conversão em vendas. Ao investir em marketing digital você tem a oportunidade de apresentar os diferenciais do seu produto ou serviço, despertar desejo em usuários que não estão localizados próximo de você e criar uma comunidade de clientes apaixonados e defensores da marca. Isso é o que mantém os negócios fortes por mais tempo!
Quanto ao valor necessário para aumentar as conversão, não existe uma regra. O ideal é que você avalie o contexto da empresa, estipule um valor inicial e vá aumentando conforme os resultados forem surgindo.
Para aumentar o reconhecimento da marca e autoridade no segmento
Com tantas informações à disposição, hoje é o consumidor quem decide se irá comprar o seu produto ou o do concorrente. Dito isso, ele precisa acreditar que fará uma boa escolha ao optar pela sua empresa. A melhor forma de se posicionar como referência na área é entregando respostas para os problemas dos usuários, até porque, nem sempre as pessoas procuram informações sobre produtos ou serviços específicos, eles estão na internet para resolver seus conflitos – o produto ou serviço é só a etapa final desse processo.
Para despertar o interesse e atrair a confiança você precisa criar valor para sua audiência e responder às dúvidas que ela tem antes mesmo que saiba sobre sua solução. Uma das técnicas usadas dentro do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo, que consiste em produzir materiais para educar, informar ou entreter um futuro cliente.
Para segmentar melhor o público-alvo
A possibilidade de segmentação é um ponto forte do marketing digital. Isso porque é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários na internet, sejam seus hábitos de consumo, suas preferências, gostos pessoais, sua trajetória profissional ou até os desafios que estão enfrentando no momento.
Com campanhas bem direcionadas você pode otimizar o investimento e falar com as pessoas certas. Além disso, ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível saber exatamente para qual audiência você está falando, as mídias online te dão mais autonomia. Você decide quanto quer gastar por dia, com que perfil de usuário irá conversar e por quanto tempo o anúncio será veiculado. Isso permite que até as pequenas empresas invistam e cresçam!
Se a sua marca deseja crescer e aumentar a carteira de clientes nos próximos anos, a pergunta não deve ser se é realmente necessário investir em marketing digital, mas sim quanto investir. Lembre-se de considerar o porte da empresa, o contexto financeiro e os objetivos da empresa. O marketing digital é o pilar que sustenta os melhores resultados!