PageRank e Backlinks: Como impulsionar as duas métricas de SEO
Construir um bom site é, sem dúvidas, o que muitos profissionais estão buscando, e as métricas de SEO tem sido cada vez mais utilizadas neste processo.
Durante sua intensa busca para aprender a aparecer na primeira página do Google, alguns profissionais se perdem em meio a tantas técnicas e não se atentam em impulsar as métricas de SEO que já conhecem.
Conhecer as estratégias do SEO para o crescimento do seu site é de suma importância, porém mais importante do que lotar seu site com diversas técnicas é saber trabalhar com cada uma delas.
O domínio e união de estratégias são grandes aliados para o sucesso do seu SEO. Através desse artigo, saiba como unir e impulsionar a PageRank e os Backlinks em seu site.
O que é Pagerank?
A Pagerank (PR) foi desenvolvida na Universidade de Stanford por Larry Page com o apoio de Sergey Brin, dois grandes cientistas da computação, em 1995. Embora já tenham se passado 25 anos desde sua idealização inicial, a ferramenta não mudou muito.
A PR é uma ferramenta utilizada no algoritmo do Google para determinar a relevância de um site ou página. Em resumo, essas páginas e sites recebem notas que variam ente 0 e 10.
Quanto maior for a pontuação na PageRank, entre 7 e 10, significa que melhor é o seu SEO e consequentemente sites com pontuação entre 1 a 4 tem um SEO deficiente.
Como funciona?
De maneira genérica, pode-se dizer que a pontuação da PageRank é dada por votos e o responsável por gerenciá-los é o Google, mas o que seriam esses votos e como conseguir?
Apesar do que muitos pensam, melhorar a classificação do site não se dá somente pela quantidade de recomendações e cliques que sua página recebe.
O Google utiliza três critérios para avaliar os sites: quantidade, qualidade e contexto dos cliques que o seu site recebe.
Os três critérios devem sempre andar juntos para garantir uma boa pontuação. Se o seu site possui apenas uma ou duas das métricas, procure melhorar o que está em falta para manter seu site com um bom posicionamento na PageRank.
Melhore o PageRank de seu site através de backlinks
A importância de utilizar backlinks de alta qualidade não pode ser discutida. No entanto, como o uso desses backlinks podem melhorar o seu posicionamento na PageRank?
É bem simples! Os backlinks influenciam diretamente na reputação e autoridade do seu site, funcionando como um GPS que indica ao leitor onde está o melhor conteúdo sobre determinado assunto.
Um dos métodos mais utilizados para gerar backlinks é dentro do seu próprio site ou ambiente digital, criando infinitas pontes que levam o leitor até o seu site.
Se você possui conteúdo relevante e o SEO bem aplicado, os cliques que receber através dos backlinks irão impulsionar seus pontos na PageRank, pois preenchem os critérios estabelecidos pelo Google.
Análise do backlink
Lembre-se que os backlinks por si só não irão fazer todo o trabalho duro de melhorar sua classificação na PageRank. Para isso é preciso que você faça uma análise de backlinks do seu site.
Identificar e eliminar backlinks tóxicos com toda certeza irão mudar sua pontuação, pois esses links podem até garantir uma boa quantidade de cliques, mas, na maioria das vezes, não estão inclusos em um contexto relacionado ao tema e muito menos em sites de qualidade. O ideal é utilizar backlinks de alta qualidade, pois eles sim, garantirão melhorias em sua pontuação.
Você pode monitorar e analisar os backlinks que seu site recebe através de ferramentas como Monitor Backlinks e SEMRush, além de várias outras disponíveis no mercado.
Consegui entender como o uso de backlinks pode auxiliar o PageRank do seu site? Gostaria de colocar seu site nas primeiras páginas do Google? Então, entre em contato com a Mkt Press e alavanque sua estratégia de SEO para 2021.