Tudo sobre tráfego orgânico!
Hoje nós vamos falar sobre tudo do tráfego orgânico. Há muito tempo, as principais formas de chamar a atenção de clientes em potencial têm sido prestadas.
Mas com o avanço da Internet, esse cenário melhorou. Hoje em dia, é possível gerar visitas a um site sem gastar dinheiro em anúncios ou comprar listas; Isso é o que chamamos de tráfego orgânico.
O tráfego orgânico é justamente o foco principal de muitas empresas que investem na criação de uma estratégia digital de aquisição de clientes.
Quer saber por que tantas pessoas se preocupam com isso e como sua empresa também pode se beneficiar com o tráfego orgânico? Continue lendo!
O que é tráfego orgânico?
Todas as visitas que um canal digital recebe (como um site ou blog de negócios) são chamadas de tráfego.
O tráfego orgânico nada mais é do que visitas ganhas espontaneamente, sem o uso de anúncios.
Esse tipo de tráfego geralmente vem de mecanismos de pesquisa como Google e Bing.
Principalmente porque as estratégias para atrair visitantes custam dinheiro e demoram. Por isso, não é possível dizer exatamente que o tráfego orgânico não tem custo.
Mas a principal diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago é que você gasta dinheiro uma vez para obter resultados por um longo tempo.
Uma postagem de blog que você produz levará tempo e custará dinheiro, mas pode entregar resultados agora e em um ano. Durante esse tempo, um anúncio dura apenas o tempo que você paga por ele.
Como faço para gerar tráfego orgânico?
Hoje em dia, se você já está convencido de que o tráfego orgânico é uma estratégia de investimento muito boa, tudo o que você precisa fazer é se perguntar como fazer visitas orgânicas.
E a resposta é: com estratégias adequadas para isso, como mostramos a seguir!
1. Marketing de conteúdo
A geração de tráfego orgânico dificilmente ocorre hoje sem conteúdo de interesse do cliente.
Então, se você deseja atrair visitantes qualificados sem ter que usar fontes pagas, veja como funciona o marketing de conteúdo e o que você precisa fazer para aplicá-lo de forma consistente.
2. SEO
SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos motores de busca. Isso significa que o Google pode encontrar seu site com mais facilidade.
O SEO, assim como o marketing de conteúdo, é uma ótima estratégia, mas exige tempo e disciplina. Dependendo da aparência do seu site hoje, muito precisa mudar.
Mas fique tranquilo de que vale a pena o esforço: o site respeitado do Google é um forte candidato para gerar tráfego orgânico e quem sabe trabalhar apenas com ela.
3. Email Marketing
Construir um relacionamento com as pessoas que acessarão seu conteúdo é a única forma de transformar visitantes simples em leads e, posteriormente, clientes.
O marketing por email é um dos melhores canais para envolver seu público cativo com conteúdo atualizado e relevante.
Com uma lista de e-mail, é mais fácil direcionar as visitas ao seu conteúdo do que apenas anunciar nas redes.
Quais são os outros 4 tipos de tráfego?
Se você já viu o painel do Google Analytics, deve ter visto vários nomes de tráfego diferentes. O que eles querem dizer?
Basicamente, o tráfego é dividido entre pago e orgânico, conforme explicado acima.
Mas os termos usados ajudam a entender mais precisamente como um determinado visitante chegou a cada página.
Além do tráfego orgânico, veja o que cada um dos outros nomes significa:
- Pago: atraia visitantes ao colocar anúncios no Google ou em sites que o seu público visita com frequência
- Direto: é quando uma pessoa acessa diretamente o seu site, sem vir de outro site. Essa ainda é uma forma de tráfego orgânico porque não vem de fontes pagas
- Sociais: são os acessos a partir das redes sociais, comuns no caso de links compartilhados nesses canais, que direcionam o tráfego para um site
- Referência: quando uma pessoa visita uma página de um site que não seja um mecanismo de pesquisa. É o que acontece com backlinks para um artigo no seu blog, por exemplo.