O que é SEO e porque deve interessar tanto para os jornalistas?
Hoje nós vamos falar sobre SEO para Jornalistas, tudo que esses profissionais precisam para se destacar no jornalismo digital.
A informação precisa atingir a maioria das pessoas. Quanto mais pessoas obtêm informações de fontes confiáveis, mais forte fica a empresa, correto?
Isso é o que todo repórter ou jornalista deseja – e esse é um dos principais objetivos do SEO para jornalistas.
Especialmente em tempos de notícias falsas, expandir o alcance de informações de alta qualidade é fundamental.
Portanto, se o Google é uma fonte importante de informações atualizadas, jornalistas e veículos confiáveis precisam trabalhar duro para serem visíveis no mecanismo de busca mais usado do mundo.
Dessa forma, o SEO não é mais exclusivo do marketing digital de forma alguma e sim, já invadiu os escritórios de jornais.
Os jornalistas precisam pesquisar fatos e escrever notícias, mas agora também precisam saber o que é SEO, como usar palavras-chave e como obter backlinks.
Ok, obter as primeiras posições no Google não é uma tarefa fácil. O jornalista antigo não tem essa habilidade e a competição com o novo é ótima!
O que é SEO e porque deve interessar tanto para os jornalistas?
SEO é um conjunto de estratégias de otimização de um website com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos motores de busca.
O foco geralmente está no Google, que domina a participação no mercado de mecanismos de pesquisa em todo o mundo.
Atualmente, o Google é usado para encontrar as respostas para todas as perguntas e a Internet é uma riqueza de informações para os usuários.
Estas são as posições mais visualizadas e clicadas que as estratégias de SEO desejam alcançar.
Assim, SEO para Jornalistas visa que as páginas de profissionais e jornalistas conquistem essas posições.
Você deseja que os resultados da pesquisa inicial mostrem palavras-chave para os tópicos cobertos em suas notícias, relatórios, entrevistas e colunas.
Como já mencionamos, as pessoas no Google procuram qualquer coisa, incluindo as últimas notícias é claro, dados que você coletou há anos atrás, pessoas que você entrevistou e outros tópicos em seu site.
Dessa forma, SEO para Jornalistas faz com que suas páginas apareçam nos primeiros resultados em resposta a essas pesquisas.
Quais são os inúmeros benefícios do SEO para jornalistas?
SEO para jornalistas é uma das mais fortes soluções para adaptar a indústria da notícia às mudanças da era digital.
Se o jornalismo impresso está perdendo espaço para a mídia digital, leitores e assinantes devem ser encontrados na Internet.
Diversos veículos migraram para a web com portais e sites de notícias. Mas a mudança não para por aí: eles também devem entender as estratégias para se destacar neste ambiente.
O SEO é um deles e traz uma série de benefícios para a sobrevivência e competitividade da mídia. Agora vamos ver quais são essas vantagens:
Visibilidade
As principais posições do Google ganham visibilidade. Estima-se que 0,78% dos usuários do Google, pessoas como você e eu clicam em links da segunda página de resultados do Google.
Assim, o SEO para Jornalistas ajuda o site a aparecer na primeira página para que seja facilmente encontrado pelas pessoas.
Tráfego orgânico
As posições superiores não são apenas as mais visualizadas, mas também as mais clicadas.
Quando o usuário clica em seu link, ele entra em suas estatísticas de tráfego orgânico.
Em outras palavras, você não precisava pagar pela mídia que trouxe aquele leitor em potencial ao seu site.
Monetização
Durante a migração digital, o jornalismo adota diferentes formas de monetizar seus negócios, como publicidade em sites e acesso pago.
Portanto, quanto mais leitores você atrai para o seu site com SEO, mais usuários podem clicar nos anúncios ou se tornar assinantes do jornal digital.
Autoridade
Os links que aparecem nos primeiros resultados do Google estão ganhando autoridade no mercado.
É como receber o selo de confiança do mecanismo de busca, que colocou esses sites no topo porque possuem conteúdo de qualidade, fornecem as melhores respostas e oferecem a melhor experiência do usuário.