COPYWRITING PARA INICIANTES: SE LIGA NAS TÉCNICAS
COPYWRITING PARA INICIANTES: SE LIGA NAS TÉCNICAS
Fórmulas prontas de copywriting, tipo daquelas receitas passo a passo não existem com disponibilidade no mercado. Já que as técnicas exigem um conjunto de estratégias e ferramentas. Porém, é possível lançar mão de elementos que são favoráveis aos que estão começando e querem ser mais persuasivos.
Valor da Experiência
No copywriting, ao longo do seu trabalho, você notará que com o tempo seu estilo se consolida e as técnicas irão agregar menos do que a expertise adquirida na relação com o público leitor.
As técnicas são como as primeiras receitas para um confeiteiro iniciante, pois é preciso dar o primeiro passo. Imagine a primeira vez diante do editor em branco e todo processo de bloqueio construído pela sociedade que será vencido somente com o tempo.
Conheça algumas técnicas para você, copywriter iniciante.
PASTOR
O acrônimo P.A.S.T.O.R. corresponde a um simples itinerário que é:
- O Problema: é fundamental especificar e descrever com clareza o problema ao consumidor. É importante fazer uso de metáforas, criar exemplos para conectar a ele. A empatia é uma boa ferramenta para este exercício.
- A Ampliação do problema: é apontar, ao cliente, as consequências graves que podem ocorrer caso o problema não seja resolvido.
- A Solução da dor: é demonstrar categoricamente que o seu produto é capaz de resolver aquele problema. Pois não adianta abrir a ferida se não pode curá-la.
- Os Testemunhos: consiste na apresentação de referências de consumidores e estudos que comprovam a eficácia do seu produto.
- A Oferta: é a apresentação da eficácia do seu produto, não se trata de característica. Mas sim de listar os benefícios sem truques, com objetividade e sinceridade.
- A Resposta: é explicar passo a passo o caminho do cliente para a compra, sem percalços e garantir a prévia satisfação.
AIDA
Outro acrônimo, A.I.D.A., que ensina como conquistar o leitor em 4 passos bem simples:
Atenção: Imagine-se na rua com um megafone. Conquistar a atenção do cliente é o primeiro passo. Demanda ousadia e perspicácia em criar algo impactante.
Interesse: Você já tem a atenção do interlocutor, mas precisa mantê-lo atento e interessado ao seu conteúdo. Seja capaz de despertar o sonho.
Desejo: Seja capaz de bricolar os benefícios do produto com as vantagens de adquiri-lo de forma imediata.
Ação: Escreva no imperativo, convoque seu leitor para a ação.
Ponte entre o Antes e Depois
Consiste em construir uma história junto com o leitor, exige criatividade e um bom conteúdo com gatilhos funcionais.
O Antes: descreva o cenário atual, faça o seu leitor se localizar em seu tempo e espaço.
O Depois: proponha um cenário ideal, aponte lugar e realidade possíveis para seu interlocutor.
A Ponte: demonstrar que seu produto é a ponte para seu leitor chegar onde quer.
Descreva bem um problema, mostre um cenário sem essa dor e aponte como chegar lá.
É uma técnica de copywriting muito eficaz para mídias sociais.
O Saco de Veludo
O nome dessa técnica, por si só, já chama atenção, instiga o leitor a descobrir o que se passa. O objetivo dessa técnica de copywriting é esse mesmo. Conseguir a atenção do leitor através do que está oculto.
Quais os segredos que estão por trás das coisas? Como ter um corpo fitness sem sofrimento? É possível? O que há atrás dessa cortina mágica?
Para ser eficaz, a pergunta deve estar no título, gerando curiosidade e despertando o lado detetive, explorando o lado mais desconfiado do leitor.
Qual momento de revelar o segredo? Somente quando o leitor estiver na parte que você quer que ele descubra, ali você já ganhou a confiança dele. Não deixe de ir dando pequenas pistas para não o perder.
Construa uma história intrigante.
Se vai dar certo?
Escreva e descubra.