CONTEÚDO ESTRATÉGICO: UM INVESTIMENTO ESSENCIAL
CONTEÚDO ESTRATÉGICO: UM INVESTIMENTO ESSENCIAL
Uma realidade indiscutível de 2020, é que todos foram obrigados aderir ao digital, não só no mundo dos negócios, mas em todas as categorias e contextos. Quanto ao marketing digital, chegou ao protagonismo, demarcou seu lugar, assim como os burgueses se consolidaram como classe nas revoluções do século XVIII. Essa consolidação exige conteúdo estratégico.
A permanência, por mais tempo, em casa aumentou significativamente as horas que as pessoas passam na internet. Seja por questões de trabalho, ou mesmo para distração ou compras.
A interatividade online tomou novos conceitos, o modo de consumir modificou devido as circunstâncias. Isso exige que as marcas se adequem a essas exigências agregando valores e tornando o negócio mais viável, acessível e, consequentemente, lucrativo.
O consumidor na pós-pandemia
O digital é uma realidade desde os anos 2000 e aos poucos foi obtendo adesão conforme evoluía. 2020 e foi a explosão e o fez protagonista nas relações comerciais e nas demais dimensões da vida humana. A vida precisava continuar, porém, de dentro de casa.
Nos primeiros momentos, a busca de conteúdos foi exorbitante, devido a parada que gerou tédio. A parada brusca gerou impactos significativos para as pessoas que se viram em uma realidade, até então, só vivida na literatura e cinema.
A internet se apresentou como o local para a busca de soluções para todos os problemas do novo cotidiano. Mas o que não se esperava era que algo que seria para uma adaptação dura por meses.
Surgiu uma nova expressão na gramática: o “novo normal”, que faz emergir a necessidade do conteúdo estratégico, pela necessidade de personalizar e qualificar substancialmente a relação com o cliente. Este que está assimilando uma nova realidade.
O conteúdo estratégico é uma ferramenta que facilita o acesso ao público-alvo, identificando, dentre as inúmeras possibilidades do mundo digital, quais materiais e técnicas são mais precisas para interagir com os clientes da sua marca.
Por que construir um conteúdo estratégico?
É preciso que as empresas compreendam o panorama atual e estabeleçam uma conexão favorável com o público a partir dele. É oportunidade de capitar novos clientes e recrutar colaboradores que se descobriram no mundo digital.
O cenário favorável não significa que a criação estratégica está obsoleta, pelo contrário, ela é fundamental para que cada ação seja certeira tal qual a mira de um sniper.
Conteúdo estratégico para um público conectado
A Nielsen Brasil, junto com a Toluna, publicou um estudo que na amostragem em torno de 98% das pessoas abordadas acessaram a internet durante o mês de junho de 2020.
Analisando além dos números, compreende-se que o número alto de acessos ocorre mia pela necessidade do que pela vontade. Percebeu-se que além do consumo de conteúdo, o comercio via internet cresceu em muitos setores. No e-commerce o faturamento cresceu 71% em relação ao ano anterior.
Com base nos dados, dica claro a necessidade da sua marca se comunicar com conteúdo estratégico.
Gente disposta a consumir novos produtos
Uma das características do consumidor da pandemia é desenvolvimento de analisar conteúdos, produtos e seu custo-benefício. Ao passo que há uma abertura ao consumo, existe o aumento da exigência quanto a utilidade, preço e objetividade no relacionamento com a marca.
Portanto para atrair consumidores, além de todos os requisitos que a marca deve agregar o produto, é inexorável estabelecer uma comunicação objetiva e sem ruídos para não perder o seu público-alvo no meio do caminho.
Elaborando um conteúdo estratégico
- O conteúdo estratégico parte dos seguintes princípios:
- Saber quem é seu público-alvo e identificar o perfil ideal de consumidor;
- Planejar suas ações focadas nesse perfil traçado;
- Criar um cronograma com base no caminho do consumidor;
- Identificar elementos que possam agregar criatividade ao projeto.
Com base nos dados, seguindo a perspectiva de transformação que ainda ocorre na sociedade, a construção do conteúdo estratégico será uma constante para sua marca. Sempre lembrando que deve ser avaliado em períodos de curto e longo prazo para sempre se manter na rota e mudá-la quando necessário for.
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