Bem-estar

Espaço e energia

Medicina

Meio ambiente

Tecnologia

Home » Medicina, Nutrição

Dieta rica em gorduras na puberdade aumenta risco de câncer de mama

Submitted by Ciência Diária on Tuesday, 31 August 2010Sem comentários

Você não precisa esperar ficar gordinha para entender o que uma alimentação rica em gordura faz no seu organismo. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual do Michigan, nos EUA, dietas ricas em gordura durante a puberdade podem aumentar o risco de mulheres desenvolverem câncer de mama mais tarde. Mesmo em meninas magras.

“O período da puberdade é crucial, pois é quando a estrutura básica é criada para o desenvolvimento de glândulas mamárias”, explica Sandra Haslam, professora da fisiologia e diretora do centro de pesquisa em câncer de mama da universidade. “O que estamos vendo a partir de pesquisas preliminares em animais é que uma dieta rica em gordura durante a puberdade pode levar à produção de produtos inflamatórios na glândula mamária de adultos, que podem promover o crescimento do câncer”.

O trabalho foi baseado em uma pesquisa anterior da equipe, que descobriu que o hormônio progesterona ativa genes que provocam a inflamação na glândula mamária. Esta inflamação pode ser um fator de risco para a doença. Agora, os pesquisadores demonstraram que este mesmo efeito pode ser alcançado por uma dieta rica em gorduras.

Uma vez que estas alterações inflamatórias ocorrem durante o primeiro momento crucial (a puberdade é um período de intenso desenvolvimento e divisão celular), elas podem ter efeitos duradouros.

Agora, os cientistas planejam testar as conclusões pela análise de dois modelos de ratos com câncer de mama e efeitos de dietas ricas em gordura durante a puberdade. Os pesquisadores desejam experimentar algumas intervenções anti-inflamatórias projetadas para neutralizar os efeitos negativos deste tipo de alimentação.

Veja também:

- Álcool e dieta têm relação com perfis epigenéticos e tamanho do tumor
- Capacidade de concentração melhora durante a adolescência
- Altos níveis de estradiol podem indicar predisposição a transtornos alimentares
- Consumo de álcool na adolescência aumenta risco de câncer de mama

Leia mais sobre: câncer.

  • Share/Bookmark

Deixe sua resposta!

Adicione seu comentário ou trackback de seu próprio site. Você também pode receber essas informações via RSS.

Seja bom. mantenha tudo limpo. Fique no tópico e sem SPAM.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Você pode utilizar seu Gravatar aqui! Basta acessar o site oficial do serviço aqui.

</div>